Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Vida (?) de um vestibulando - Parte 1

                                 Introdução
Em algum momento da sua vida você vai perceber que sua responsabilidade vai aumentando e quando você menos percebe já está na hora de deixar a escola de lado e ir a procura de um curso superior que combine com você. Bem quando você está no 3° ano do ensino médio essa cobrança é muito maior, é uma pressão sem fim e digo isso por experiência própria, pois conciliar época de vestibular com o último do ensino médio não é nada fácil e sim MUITO complicado, por mais que você seja a pessoa mais inteligente do mundo. Eu como sou uma pessoa ansiosa em 2010 (ainda cursando o 2° ano) resolvi fazer o vestibular da UFRJ (que infelizmente foi último) e dai tive a certeza de que é a prova é SUPER difícil (mas não impossível) e que cada décimo faz uma ENORME diferença para alcançar a sua tão sonhada vaga. Além de saber como funciona o vestibular, o próximo grande passo é decidir sua carreira, aqui vai uma dica para quem está com dúvida... não adianta você escolher um curso sem ao menos ter pesquisado, pela questão financeira, por pressão dos pais ou porque é profissão de modinha. Faça aquilo que você gosta, que você tenha uma certa facilidade de entendimento, não vá pela cabeça de ninguém, mas é ótimo você ouvir as pessoas para formar sua própria opinião. Quando fui em uma palestra ouvi uma frase que achei tudo e é com ela que eu finalizo aqui: "Não importa a profissão que você escolha, sendo um ótimo profissional você vai longe".

7 comentários:

felipe leon schosler disse...

decidir a carreira para muitos é uma das dúvidas mais cruéis , mas como disse no final de seu post , sendo um bom profissional se vai longe , seguindo seu blog , se puder retribuir ...

http://fleonandthecity.blogspot.com/

Marcia Thaís disse...

Sem dúvidas, retribuindo ! (:

Ana Maria disse...

Oi, querida!

Nossa, tô me vendo em suas palavras...

Eu passei na Federal de Uberlândia em segundo lugar pra Veterinária em 2003 e fiquei... Um semestre!

Larguei!

Todo mundo me criticou, disse que eu era doida... Mas sabe o que que é não se identificar com a proposta do curso e com suas concepções?

Foi desse jeito!

E pra chocar mais ainda a geral, saí e fui pra Letras! Ahhhhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!! JESUS, que ABSURDO!

Não achei não!

Me formei em 2007, já sou especialista e Mestre na área e atuo como professora.

Pode criticar a vontade que eu adoro o que faço!

E digo mais: quem dera se eu tivesse a maturidade que eu tenho hoje... JAMAIS teria ido pra Veterinária! Teria ouvido o meu coração desde o início e ido direto pra Letras.

Então aí vai meu conselho: Faça o que você gosta. Não adianta fazer administração de empresas, achando que assim você vai virar o novo Eike Batista, porque não vai.

Sem vocação, você não chega a lugar nenhum! E se a sua vocação é fazer curso de, sei lá, Letras, vá em frente!

Com a satisfação que você terá no curso, você chegará looonge, pode apostar!

Estou te seguindo, querida! Me segue?!

Adorei seu blog!

Beijos!

http://avidasegundonana.blogspot.com/

Marcia Thaís disse...

Obrigada, também adorei o seu e já estou seguindo.
beijos !

Aline Ioavasso disse...

Boa sorte nessa fase. Sei como é isso. Escolher uma profissão nem sempre é fácil. :/

http://pintoaunhatodasemana.blogspot.com/

Nay disse...

Ainda bem que já passei por isso, boa sorte nas provas querida!

Merchandising:

divulgando a blogueira tia eni que faz matérias para o site


> http://enipefi.webnode.com/

e blog

> http://enipefi.blogspot.com/

Dentre os assuntos estão: crônicas e contos sobre relacionamentos (amor e desamor), setor social, psicologia, celibato, religiões. Os conteúdos são diversos e todos relatam a real vida da personagem que é ativista social, militante política, estudante de psicologia, amante das artes e que vive entrando em relacionamentos complicados, não deixem de conferir e se emocionar.

ISA PAULA disse...

Concordo, quando você escolhe um curso em uma universidade é bom escolher algo que você ama porque será uma dedicação maior do que qualquer outra na sua vida estudantil e profissional... Belo post.


http://oquartodeleitura.blogspot.com/

Postar um comentário

Deixe sua opinião aqui =)